Moda

Reflexão: como será a moda pós-pandemia?

Após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres adotaram a moda com um toque masculino – um look exemplificado por Gabrielle Chanel – enquanto o clima global acelerava suas liberações. Após a Segunda Guerra, Christian Dior inventou o New Look, uma resposta sexy e alegre para a libertação de Paris. 

Guerras e pandemias não são iguais, mas compartilham escala global e impacto econômico semelhantes. Em 2020 a moda provavelmente terá a sua resposta à pandemia da Covid-19. Os estilistas terão que tornar a moda relevante novamente, diz Benjamin Simmenauer, professor do Institut Français de la Mode (IFM). “A moda é uma interpretação do momento. Isso é um grande desafio. Ninguém quer ir a uma loja que parece uma sala de descontaminação com vendedores de máscarasluvas e macacões. Ao mesmo tempo, há uma linha tênue entre itens essenciais e supérfluos. Os estilistas terão que ter uma sensibilidade em relação a esse período e trazer valor aos consumidores como proteção, conforto ou alegria.

Emilie Hammen, professora de história e teoria da moda no IFM, diz que os designers podem reagir de maneiras diferentes dependendo das suas visões da moda. “Podemos presumir que a crise reforçará seus engajamentos originais, sejam eles ecológicos com o meio ambiente; ou sociais com diversidade, feminismo. Mas também poderemos ver algumas grandes mudanças."