Paraíba

Livro sobre São João de Campina Grande é lançado nesta quinta-feira (6)

Um livro sobre o São João de Campina Grande é lançado na manhã desta quinta-feira (6), durante a abertura da programação na Vila Sítio São João 2019. A obra “Maior São João do Mundo - Interfaces de uma grande festa brasileira” foi escrita pela professora e pesquisadora paraibana Zulmira Nóbrega.

Segundo a autora, o livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida em função de uma tese de doutorado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, sobre a festa “O Maior São João do Mundo”.

Na obra, a autora trata a festa junina da cidade como um megaevento, “mediante sua condição de ser a mais expressiva realização festivo-cultural do ciclo junino do Nordeste do Brasil, um grandioso espetáculo que projeta Campina Grande e a Paraíba para todo o país e para o mundo”.

“No livro, em relação à pesquisa, o texto é mais condensado, em uma versão mais enxuta, com menor fundamentação teórica. Iniciativa que proporciona uma leitura mais dinâmica, convidativa para os mais diversos interesses relativos às festas e seus múltiplos e complexos elementos”, explica a autora.

A professora conta que na obra ela traz observações a partir da experiência pessoal com a festa principalmente nas edições do evento em 2007, 2008 e 2009, mas também algumas experiências vividas na festa em 2017.

“Um dos fatores que me fez tratar sobre a edição do evento em 2017 foi sua total privatização, medida que permitiu a radical mudança nas estruturas do Parque do Povo, o principal lugar das atividades do megaevento campinense, maior mercantilização em favor dos investidores mais poderosos, e a decisão unilateral de incluir a programação artístico-cultural o gênero musical sertanejo, também como forma de atender aos objetivos comerciais”, destaca.

Além disso, na obra a autora traz fotografias da festa. “Desenvolvo um texto ilustrado e complementado com imagens que relata manifestações concretas de ocorrências diversificadas do "Maior São João do Mundo’”, explica.

Autora da obra

Zulmira Nóbrega é graduada em Jornalismo, mestra em Comunicação e Semiótica e doutora em Cultura. A professora faz parte do corpo docente do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba em 2001 e 2002.

“Sou apaixonada por Campina Grande e seu ‘Maior São João do Mundo’, que realmente cooptam meu espírito e minha sensibilidade. Mesmo durante minhas exaustivas pesquisas, em diferentes eventos da celebração, nunca deixei de parar um pouco, cantar e dançar, interagir com meus entrevistados, aqueles que realmente fazem a festa”, revela.